Como reciclar CDs

“Estou com vários CDs que de nada servem, pois não são regraváveis e o conteúdo deles está obsoleto. Quero jogá-los fora mas não sei como proceder. Tem alguma idéia?” Carin Duarte.

A primeira pergunta é: o CD exige um descarte diferenciado? Ou ele pode ir para o lixo comum?

Uma análise dos elementos que compõem um CD mostra que ele não possui nenhuma substância tóxica (ufa!), mas sim de materiais que demoram até 450 anos para se decompor. Ou seja, o principal problema do descarte incorreto do CD é o volume que se acumulará na natureza.

Esse volume é composto basicamente por uma base plástica de policarbonato coberta por uma camada reflexiva feita de liga metálica de ouro, prata ou alumínio, além de uma camada de gravação, de laqueamento e uma superfície de proteção.

O processo de reciclagem inclui a desmagnetização, o desmonte dos discos e a reciclagem do plástico e de outros componentes. Ou seja, é complexo e caro. Para se tornar economicamente viável, ele dependeria ou da força da lei, obrigando a reciclagem, ou de incentivos que tornem esses materiais economicamente competitivos.

Pois é: se você pensou “xi... isso não deve existir aqui no Brasil”, sua resposta está eeeeeeeeexata!!!

A reciclagem de CDs já ocorre em países desenvolvidos, porém mesmo lá apenas em escala industrial. O consumidor... bom, quem se importa com o consumidor, né? Para ele, ficam as fatídicas recomendações de “consumo responsável”: diminua a quantidade de dados desnecessários que são armazenados, reveja a necessidade de comprar CDs com informações disponíveis na internet, não aceite CD’s promocionais...

O consumo responsável é importante, porém ele complementa (e não substitui) a necessidade de processos de reciclagem que permitam o correto descarte do material já existente – e que foi adquirido sem que houvesse qualquer informação ou educação ao consumidor sobre seu impacto no ambiente. A reciclagem artesanal, responsável por peças belíssimas e inusitadas, é uma alternativa complementar, porém de baixo impacto e, evidentemente, insuficiente para resolver o problema.

Enfim, Cárin, enquanto a legislação não vem, tente o site http://www.setorreciclagem.com.br/, onde existem recicladores que aceitam doações de CDs.

3 comentários:

  1. Boa noite, tenho tentado buscar uma informação sobre a queima em forno doméstico de CDs. Sou artesã e costumo reciclar CDs, no entanto, retirando toda a película do CD usado, gostaria de levá-lo ao forno para transformar um pouco sua estrutura para algo mais vitrificado (pelo menos na aparência). Li alguns artigos que dizem que este procedimento é, além de perigo, danoso para a saúde. Infelizmente não li nada que diga o contrário. Vcs poderiam me informar se é mesmo tóxica a fumaça que poderá sair do CD se levado ao forno a gas? O tempo que pretendo deixá-lo no forno não ultrapassará 15 minutos, tempo o bastante para a transformação que mencionei. Não pretendo moldar o policarbonato. Grata desde já, Christianne

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, tenho tentado buscar uma informação sobre a queima em forno doméstico de CDs. Sou artesã e costumo reciclar CDs, no entanto, retirando toda a película do CD usado, gostaria de levá-lo ao forno para transformar um pouco sua estrutura para algo mais vitrificado (pelo menos na aparência). Li alguns artigos que dizem que este procedimento é, além de perigo, danoso para a saúde. Infelizmente não li nada que diga o contrário. Vcs poderiam me informar se é mesmo tóxica a fumaça que poderá sair do CD se levado ao forno a gas? O tempo que pretendo deixá-lo no forno não ultrapassará 15 minutos, tempo o bastante para a transformação que mencionei. Não pretendo moldar o policarbonato. Grata desde já, Christianne

    ResponderExcluir
  3. olá
    aceito doação de midias de CDs ,para trabalho de reciclagem
    escrever para < carovaldes.akashico@hotmail.com >

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...